O Dia da Terra: Celebrando a Consciência Ambiental Global

Dia 22 de Abril: DIA DA TERRA

O Dia da Terra é celebrado anualmente em 22 de abril em todo o mundo. Esta data é um momento significativo dedicado à conscientização e à promoção da preservação ambiental. O evento foi criado para chamar a atenção para os problemas ambientais globais e para destacar a importância de cuidar do nosso planeta.


A primeira celebração do Dia da Terra ocorreu em 1970, nos Estados Unidos, liderada pelo senador norte-americano Gaylord Nelson. Naquela época, preocupações ambientais estavam ganhando destaque devido a uma série de eventos, incluindo o vazamento de petróleo em Santa Bárbara, Califórnia, em 1969, que teve um grande impacto na vida marinha local.

A crescente conscientização sobre a poluição do ar e da água, a perda de habitats naturais e a necessidade de conservar os recursos naturais levou a um movimento global para promover a proteção do meio ambiente. O Dia da Terra foi uma resposta a esse movimento, tornando-se um momento anual para unir pessoas de todo o mundo em prol de ações ambientais positivas.

Ao longo dos anos, o Dia da Terra se tornou uma plataforma para atividades educativas e de conscientização. Escolas, organizações ambientais, governos e comunidades locais se envolvem em uma variedade de atividades, como plantio de árvores, limpeza de praias, palestras educativas, eventos de reciclagem, marchas pelo clima e campanhas de sensibilização sobre questões ambientais.

Essas ações não apenas oferecem oportunidades práticas para melhorar o meio ambiente, mas também servem para educar as pessoas sobre a importância de preservar a natureza. O objetivo é inspirar ações individuais e coletivas que promovam a sustentabilidade e ajudem a proteger o planeta para as gerações futuras.

Além disso, o Dia da Terra também é um momento para os governos e líderes mundiais reafirmarem seu compromisso com políticas e ações que visam a proteção ambiental, incluindo acordos internacionais sobre mudanças climáticas, conservação da biodiversidade e redução da poluição.

Em resumo, o Dia da Terra é uma oportunidade anual para lembrar a importância da preservação do meio ambiente, educar as pessoas sobre questões ambientais e inspirar ações para um futuro mais sustentável e saudável para o nosso planeta Terra.




Vulcões da Terra


Vulcão Sarichev, Rússia (nordeste do Japão): imagem a partir da Estação Espacial Internacional do estágio inicial de erupção explosiva em 12 de junho de 2009 (NASA). Antes desta, outras erupções foram em 1954, 1976, 1986 e 1989.

A pluma eruptiva é composta por cinza marrom e vapor branco em formato de bolha. A atmosfera ao redor foi empurrada pela onde de choque da erupção. As nuvens logo acima podem ter sido geradas por condensação pelo rápido resfriamento da atmosfera sobre a coluna de cinzas e estão sendo cortadas pela pluma.

Uma nuvem de cinzas escuras, provavelmente um fluxo piroclático pode ser visto correndo rente ao chão vindo do topo do vulcão. Estes fluxos têm temperaturas e velocidades altíssimos, sendo compostos por cinzas vulcânicas.


Vulcão Mayon, Filipinas: milhares de pessoas vivem aos pés do vulcão foram evacuadas no final do ano passado para abrigos de emergência. Imagem de satélite NASA Earth Observing (EO-1) em composição colorida natural.

Em meados de dezembro pequenos terremotos, lava no topo e pequenas quedas de cinzas ativaram um alerta máximo supondo-se que uma erupção de proporções maiores estava a caminho. Este alerta significava que o magma estava próximo à cratera e que uma erupção explosiva era iminente.

Na imagem é possível observar pequena pluma de cinzas sendo ejetada do topo do vulcão e em seus flancos depósitos de escória e lava de cor escura, proveniente de erupções passadas.


A bordo da Estação Internacional Espacial, o astronauta Jeff Williams tirou esta foto do vulcão Cleveland, Alaska, EUA, entrando em erupção explosiva onde é possível observar a já famosa pluma de cinzas.

Outros


Parte da Cadeira Montanhosa dos Himalaias e do Platô do Tibet pode ser vista nesta fotografia tirada a bordo da ISS. Nela é possível observar o Monte Everest, o mais alto do planeta Terra.


Consegue achar a gigantesca aranha na paisagem do oeste Autraliano? Clique na imagem para ver maior!

Esta formação é encontrada na região de Kimberley, no oeste da Autrália. Sua geometria é bastante supreendente e também sua idade por ser mais antiga que a pré-história. Esta é uma imagem falsa-cor capturada pelo sensor ASTER a bordo do satélite Terra da NASA.

Geólogos tentaram decifrar por muito tempo o que seria esta estrutura. Em 1970 uma importante pista foi descoberta: shatter-cones ou em tradução livre, cones de estilhaçamento. Estruturas geológicas marcantes unicamente presentes em crateras de impacto de meteoritos ou asteróides!

A idade do impacto é incerta, mas a formação geológica afetada tem idade estimada entre 900 e 600 milhões de anos (Neoproterozóico).

3 Comentários

  1. Oi Luis,

    Lindas as fotos!

    Outra notícia sobre terremotos: o quanto as cidades do Chile foram deslocadas após o último grande terremoto:

    http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,concepcion-deve-se-mover-12-metros-ate-o-fim-do-ano-por-causa-do-terremoto,543213,0.htm

    Abraços,

    Kika.

    ResponderExcluir
  2. Oi Luis,

    Achei isso bem interessante, sobre o terremoto do Chile:

    http://researchnews.osu.edu/archive/chilequakemap.htm

    Kika.

    ResponderExcluir
  3. Oi Kika,

    Muito bom os artigos! A Terra é mais dinâmica fisicamente do que as pessoas imaginam. As cidades ou outras formas de ocupação do espaço que sofrem com as "dinâmicas" deveriam se adequar preventivamente...

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem