+ Sumatra M7,5

A ilha de Sumatra se localiza a noroeste da Indonésia e está no contato entre as placas Austrália-indiana e de Sunda.

Sumatra

A estrela indica o local do sismo e as setas a movimentação relativa entre placas tectônicas.

A região da Indonésia é uma das zonas mais sismicamente ativas da Terra como é mostrado abaixo no histórico de sismos de 1990 até o presente da parte da Ilha de Sumatra (último tremor representado como uma estrela).

Mapa Histórico

Os abalos são rasos (pontos laranjas) na Trincheira de Sunda (linha rosa), enquanto que profundos (pontos azuis) com cerca de 300 km em direção a nordeste na Placa Austrália-indiana que mergulha sob a Micro-placa de Sunda.

Na maior parte das Zonas de Subducção, a movimentação da placa em subducção é perpendicular ao eixo da trincheira. Em alguns casos, como o de Sumatra, o movimento convergente é oblíquo à trincheira e uma falha transformante (strike-slip) passa numa cadeia vulcânica.

Blocos-diagrama

Blocos-diagrama ilustram o tipo de movimentação entre placas ocorrida na Sumatra e que deflagrou a ruptura exatamente na superfície entre elas.

Vulcões de Sumatra
A geografia da Indonésia é dominada por vulcões formados pela subducção da Placa Australo-indiana sob a Micro-placa de Sunda.

Tsunamis
Este mapa mostra o tempo de viagem previsto de ondas tsunami. É apenas uma previsão, não que uma onde tenha percorrido estas distâncias na realidade. Um alerta para tsunamis após o terremoto foi emitido e logo depois cancelado.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem