Evento na Cornualha, região histórica e condado cerimonial localizado no extremo sudoeste da Inglaterra, no Reino Unido, em que uma parte da costa desabou no Oceano Atlântico, capturada por um cinegrafista durante um passeio pelos penhascos. O vídeo do deslizamento de dezenas de milhares de toneladas de rochas está circulando no YouTube e despertando o interesse de geólogos ao redor do mundo.
![]() |
Geologia próxima, em Gwithian Towans: dobramentos. Uma anticlinal com uma charneira quase horizontal em ardósias bandadas siltosas. O penhasco é coberto por uma camada de cabeça sobreposta por areia soprada. Fonte: BGS. |
A filmagem, apesar de deslizamentos como esse não serem raros, é incomum pela clareza das imagens. O cinegrafista estava próximo ao Hell's Mouth, no norte da Cornualha, quando o movimento de massa começou a ocorrer, culminando com parte do penhasco de 100 metros de altura se rompendo.
Embora esse processo seja comum na costa, é muito raro capturar um evento tão grande e filmá-lo. Os deslizamentos costeiros são causados pela ação das ondas, do vento e das condições climáticas. Os movimentos são condicionados por relações complexas entre falhamentos regionais e juntas locais.
Impressionante queda de blocos no litoral norte da Cornualha capturada em vídeo.
Etiquetas:
Movimentos de massa